Aprovação do governo Ratinho Junior é de 82%, aponta pesquisa
Estudo da Paraná Pesquisas ainda destaca que quase 70% dos entrevistados avaliam a administração de Ratinho como ótima ou boa. É o melhor índice alcançado pelo governador desde outubro de 2022
Publicado: 27/02/2025, 20:44

Consulta de opinião realizada pela Paraná Pesquisas revela que 82% dos paranaenses aprovam a administração de Ratinho Junior (PSD) como governador do estado. Além disso, 69,2% dos entrevistados pelo estudo afirmam que a gestão de Ratinho é ótima ou boa. Os números foram obtidos após levantamento realizado entre os dias 22 e 25 de fevereiro com amostragem de 1.652 eleitores (52,6% de mulheres e 47,4% de homens) de 64 municípios. A pesquisa também esboçou possíveis cenários eleitorais para 2026. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais.
Os entrevistadores questionaram se, de uma maneira geral, “o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Governador Ratinho Junior, até o momento?” A pesquisa revela 82% aprovam, 14,8% desaprova e 2,5% não sabe ou não opinou. Os dados representam o maior índice de aprovação da administração de Ratinho. O governador vem de uma constante crescente: em outubro de 2022, 73,9% aprovavam a gestão; no ano seguinte foram 76,9% e ano passado 78,6% se manifestaram positivamente.
Também foi questionado aos entrevistados se a “administração do governador Ratinho Junior, está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima”. A maioria dos entrevistados, 69,2%, consideram a gestão Ratinho ótima ou boa; 20,3% avaliam como regular e apenas 9,5% acham ruim ou péssimo. Entre os que não sabem ou não responderam o índice é de 1%.
SITUAÇÃO ELEITORAL PARA GOVERNADOR - A Paraná Pesquisas apresenta seis cenários estimulados para a disputa ao Governo do Estado do Paraná, nos quais Sergio Moro (União Brasil) se destaca com ampla vantagem. Outro nome que surge com destaque é o do ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD).
No primeiro cenário, Moro lidera com 49% das intenções de voto, seguido por Greca com 26%, Guto Silva (PP) com 6,1% e Enio Verri (PT) com 5,2%. A pesquisa indica que 9,4% dos entrevistados anulariam o voto e 4,3% não sabem ou não responderam.
No segundo cenário, Sergio Moro também lidera com 47%. Greca mantém a segunda posição com 24,8%, enquanto Curi aparece com 11,2% e Enio Verri com 4,8%. Entre os que anulariam o voto ou votariam em branco, o índice é de 8,1%, e 4,1% não sabem ou não responderam.
No terceiro cenário, Moro continua na frente com 50,5%. Greca novamente ocupa a segunda posição com 26%, seguido por Enio Verri com 5,6% e Darci Piana (PSD) com 3,8%. Nessa hipótese, 9,9% indicam que anulariam o voto ou votariam em branco, enquanto 4,1% não sabem ou não responderam.
No quarto cenário, Rafael Greca não aparece, e Moro alcança 54% das intenções de voto. Cida Borghetti (PP) aparece na segunda posição com 14,8%, Guto Silva tem 7,4% e Enio Verri alcança 5,9%. Os que anulariam o voto ou votariam em branco representam 13,6%, e 4,4% não sabem ou não responderam.
No quinto cenário, Sergio Moro lidera com 51,1%, enquanto Cida Borghetti tem 14,2%. Alexandre Curi (PSD) figura com 13,7% e Enio Verri com 5,8%. A pesquisa aponta que 11,1% dos entrevistados votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 4,2% não sabem ou não responderam.
No sexto e último cenário, Sergio Moro mantém a liderança com 55,8% das intenções de voto. Cida Borghetti segue na segunda posição com 15%, enquanto Enio Verri e Darci Piana aparecem com 6,7% e 4%, respectivamente. O índice de anulação de voto ou votos em branco é de 13,8%, e 4,7% não sabem ou não responderam.
SITUAÇÃO ELEITORAL PARA SENADOR - Na consulta para o cargo de senador, os entrevistados puderam indicar dois nomes. No primeiro cenário, Ratinho Junior é o preferido, com 47,8% das intenções de voto, seguido por Roberto Requião (Mobliza) com 31,7%. Cristina Graeml ocupa a terceira posição com 18,8%, enquanto Felipe Barros (PL) tem 16,5%, Deltan Dallagnol (Novo) 14,3%, Pedro Lupion (PP) 9% e Zeca Dirceu (PT) 8,4%. Os que votariam em branco ou anulariam correspondem a 8,5%, e 5,4% não sabem ou não responderam.
No segundo cenário, sem a presença de Ratinho Junior, Requião lidera com 33,6%, seguido por Alexandre Curi com 26,6%, Graeml com 22,2% e Filipe Barros com 20,6%. Zeca Dirceu aparece com 10,6% das intenções e Pedro Lupion com 10,5%. Entre os que anulariam o voto ou votariam em branco, o índice é de 16%, e 7,4% não sabem ou não responderam.
METODOLOGIA - A amostra é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), considerando a população eleitora residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico das localidades, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT, tomando a população eleitora residente nas localidades como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico.
As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente qualificada pelo Instituto Paraná Pesquisas, com experiência e treinamento em pesquisas de opinião pública. No decorrer do trabalho de coleta de dados, os questionários aplicados, foram auditados em no mínimo 20% para verificação quanto ao cuidado na sua aplicação, bem como a adequação do entrevistado às variáveis das quotas amostrais isto é, no mínimo 330 entrevistas foram verificadas pela equipe de supervisores do Instituto Paraná Pesquisas.